top of page
Buscar

Paz, o bem mais precioso do Dwight

O Dwight, a mítica personagem do Quintal da Albertina.

Sempre que apanha estranhos ao portão, corre na sua direção a afugentá-los com os seus gritos ameaçadores. Sempre que vê novas caras no Quintal da Albertina, observa detalhadamente cada gesto e cada movimento e se tem um mau pressentimento vai a correr já de bico aberto, pronto para combater qualquer ameaça ao seu bem mais precioso, a paz no Quintal da Albertina.

É temido por muitos dos visitantes deste lugar, até mesmo os mais recorrentes e é tido em conta como agressivo e temperamental. Mas será mesmo assim, ou será o Dwight um patinho incompreendido pelos humanos?

Um dia uma mãe gansa pôs dois ovos. Infelizmente ficou doente e acabou por morrer, sem ter tido tempo para os chocar. 

Na Casa da Albertina a campainha soou, estes dois ovinhos chegavam com uma réstia de esperança de que alguma galinha os quisesse adotar. A pequena Cesa estava choca e sem ovos para cuidar e assim aconteceu esta feliz coincidência. Mas só um dos gansos acabou por nascer.

Era um patinho amarelo, que com poucas semanas de vida tinha o dobro do tamanho da mãe Cesa e mesmo assim pedia-lhe asilo, ela dava o seu melhor para o abrigar.

Cresceu muito mimado por esta mãe galinha e com um imenso respeito a todo o galinheiro. Começou desde cedo a sentir uma forte responsabilidade pela proteção e manutenção da paz neste lugar que se tornou no seu lar.

Quando o Heihei e o Natacho começavam mais um conflito, o Dwight, já maior do que ambos, metia ordem entre os dois e parava a algazarra de imediato. Quando curiosos se aproximavam do portão o Dwight ia a correr ver quem era e tentar perceber se significava ameaça ou não.

Mas tudo isto começou a gerar mal entendidos. 

Quando o Dwight vem a correr, quem está do outro lado pensa que vai levar uma mordida de um ganso furioso e num instinto de defesa ou foge ou têm qualquer outra reação brusca. Do outro lado, o Dwight que ia apenas a correr e a gritar numa tentativa falhada de manter a paz no seu quintal, ao ver tais movimentos interpreta-os como ameaça e tenta efectivamente morder para se proteger. E foi assim que começou um ciclo vicioso de desentendimentos.

Na verdade os gansos, quando em grupo, levam a sua vida de forma calma e sem grandes conflitos. Pode ser bastante pacifico estar entre eles se formos em paz, sem intenção de destabilizar o seu bem-estar.

O bando do Dwight são os animais do Quintal da Albertina e ele está feliz e tranquilo quando vê o seu Quintal calmo e seguro. Se alguém que vem de fora sem se apresentar, com passos rápidos, num tom de voz alto, desatar a correr assim que o vê ele fica nervoso e assume que o seu bem mais precioso está a ser ameaçado.

Na verdade talvez possamos considerar o Dwight um nadinha temperamental sim. Mas apenas porque ele dá muito valor à sua família e ao seu lar e a um ambiente pacífico e tranquilo.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page